Dinâmicas para a Inovação – Transportes, mobilidade e logística

Dinâmicas para a Inovação - Transportes, mobilidade e logística

No dia 10 de março a MITMYNID participa na sessão do Ciclo de Eventos “Dinâmicas para a Inovação”, com a temática dos Transportes, mobilidade e logística.

Os “Workshop” e “Focus Group Meeting” têm lugar na Aicep Global Parques, Zona Industrial e Logística de Sines.

Pode consultar o programa completo do evento aqui.

O Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação é organizado pela ANI e promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

ANI Room
ANI Room


A importância das trocas comerciais na economia nacional

A mesa redonda que se seguiu teve na gestão de infraestruturas portuárias, na mobilidade e espaço urbano e nos novos meios de transporte sustentáveis e seguros os temas em destaque.

Em representação da Administração dos Portos de Sines e Algarve, José Luís Cacho focou a sua intervenção no peso que as trocas comerciais têm tido nas economias nacionais. Apesar do fraco crescimento da economia, a mobilidade tem tido um papel impulsionador.

Em representação da TIS, Daniela Carvalho referiu a importância da mobilidade inteligente e dos desafios que se colocam na área da mobilidade urbana.

Miguel Rodrigues, da Siemens, abordou a importância da integração do IT nas operações das grandes infraestruturas, como o caso do Porto de Sines. A rede 5G foi um dos exemplos abordados, nomeadamente ao nível de uma mobilidade mais sustentável.

Os participantes reuniram-se para participarem em dinâmicas de grupo destinadas a identificar os desafios dos domínios em discussão. A apresentação dos resultados dos exercícios fechou a sessão da manhã.

Sistemas que facilitam as operações logísticas

O Focus Group Meeeting sobre transportes, mobilidade e logística caracterizou a sessão da tarde. Nestas apresentações foram dadas a conhecer ideias de projetos de I&D em fase pré-comercial e com potencial de valorização no mercado, que tencionam responder aos desafios identificados na sessão da manhã.

No domínio dos transportes inteligentes e mobilidade e espaço urbano, o projeto Nextnet mostrou estudos de investigação estratégica dos próximos horizontes para as cadeias de abastecimento europeias.

A área da gestão de infraestruturas portuárias teve o pitch do projeto BIZHUBS, um software que simplifica os processos de interoperabilidade entre os sistemas das empresas.

Já a BIZCARGO e a Janela Única Logística (JUL) apresentaram soluções na temática dos transportes e logística inteligentes. O primeiro projeto pretende ligar a indústria e o comércio através de serviços de transporte e logística de modo colaborativo e digital. A segunda ideia pretende transformar a cadeia logística nacional através da interligação de diferentes meios de transporte, numa lógica intermodal, com partilha de informação em tempo real por parte dos atores das redes logísticas.

Mais informação e relatórios