Dinâmicas para a Inovação – Agroalimentar

Agroalimentar

No dia 26 de junho a MITMYNID participa na sessão do Ciclo de Eventos “Dinâmicas para a Inovação”, com a temática do Agroalimentar.

Os “Workshop” e “Focus Group Meeting” tiveram lugar online e o programa completo do evento está disponível aqui.

O Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação é organizado pela ANI e promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

bizcargo

 

Focus Group Meeting

O Focus Group Meeting subordinado ao Tema “Agroalimentar” teve lugar no dia 26dejunhode 2020. Este evento decorreu através do Microsoft Teams devido às restrições de interação social impostas no país no contexto pandémico do COVID-19.O seu principal objetivo passou pela dinamização de ações de procura tecnológica através da Inovação Aberta, no sentido de incrementar o número de dinâmicas de inovação empresarial a partir do conhecimento gerado no sistema I&I. Desta forma, a sessão consistiu na apresentação de ideias de projeto em fase pré-comercial de I&D com potencial de valorização no mercado, através de metodologias de Inovação Aberta.

Pitch – apresentação de tendências e tecnologias disruptivas

Com o objetivo de promover a apresentação, teste e validação de ideias de projeto em fase pré-comercial de I&D, foram previamente identificados um conjunto de empresas, centros de investigação e centros de interface tecnológicos (CIT), que foram convidados a propor tecnologias para apresentar. As tecnologias apresentadas foram devidamente enquadradas em desafios na área temática da“Agroalimentar”, nomeadamente:

  • Alimentos saudáveis e sustentáveis;
  • Segurança alimentar;
  • Engenharia alimentar e tecnologias avançadas;
  • Tratamento e reutilização de resíduos;
  • Biodiversidade;

 

A MITMYNID apresentou o BIZCARGO e os HUBS hiperconectados, soluções na temática dos transportes e logística inteligentes para facilitar as operações de logística no setor agroalimentar. O primeiro projeto pretende ligar a indústria agroalimentar  através de serviços de transporte e logística de modo colaborativo e digital. A segunda ideia apresenta um Software que simplifica os processos de interoperabilidade entre os sistemas das empresas, baseado em standards internacionais e com necessidade de integração apenas com os sistemas internos da organização. Transforma a interoperabilidade numa atividade tão simples como o envio automático de uma mensagem de email.

Mais informação e relatórios